Princípios

Sonhar. É imaginar uma vida desejável para si mesmo e para as pessoas que você quer bem. É a base para a construção de tudo.

Ter objetivos concretos. É viver a vida com um propósito de construção e, principalmente, evolução rumo aos nossos sonhos.

Foco. O mundo luta para conquistar a nossa atenção, ou seja, para tirar o nosso foco daquilo que consideramos importante. Por quê? Para que possamos colocar foco e empenho em atividades que ajudarão outras pessoas com seus próprios objetivos. Controlar nosso foco significa controlar o trabalho sobre os nossos objetivos.

Disciplina. Ela é importante para:

  • Definirmos nossos objetivos
  • Mantermos o foco sobre eles
  • Melhorarmos o que fazemos

Melhoria contínua. Basta um pouco de disciplina e atenção (foco?) no nosso dia a dia para percebermos oportunidades de melhoria em tudo que fazemos. Isso vale desde tarefas em casa até trabalhos com clientes. As vezes é uma questão de velocidade; excesso de velocidade. Quando a diminuímos um pouco, podemos perceber as oportunidades de fazer melhor.

Pensamento sistêmico. A melhoria contínua depende muito da nossa capacidade de enxergar a complexidade das coisas. As relações de causa e efeito não são mais lineares, mas circulares, com elementos que fogem do nosso alcance de visão. Ou seja, o efeito que percebemos é fruto de causas que vão além da nossa percepção. Pensar sistemicamente significa, em primeiro lugar, entender essa realidade mais complexa e, depois, buscar o entendimento do sistema como um todo.

desenhado por Justin Farrugia
https://thenextweb.com/author/justin-farrugia/

Simplicidade. Encurta o processo de aprendizagem e a adoção de novos métodos ou recursos.

Reuso. Para a mesma finalidade ou para uma nova. Recursos descartáveis não contribuem para uma série de processos produtivos. A ideia do descarte, para mim, carrega em si um pouco de desprezo e descuido. Reutilizar é repensar. É a base da melhoria contínua.

HODL. Because there’s no such thing as “selling”…

O Brasil é o melhor lugar para mim e para a minha família. Tivemos a sorte de nascer no Brasil. Mais sorte ainda de ter sido em São Paulo, o estado mais rico e, por isso, com melhores condições de prosperidade para o seu povo. Entendo que minha família tem hoje um padrão de vida que seria difícil de se conquistar caso nos mudássemos para outro país — assumindo a condição de entrada nesse país como imigrantes e, muito provavelmente, na base da sociedade. Estamos aqui para ficar.

Fazer ginástica todos os dias. Um pouco de ginástica todos os dias — calistenia — é o mesmo que depositar uma moedinha no cofre sonhando com aquela viagem de 1 mês pela Europa. É um investimento para o futuro. Os minutos que dedico a essa atividade serão a chave para a boa saúde daqui 10 ou 15 anos.

tags