O Último Laptop que Você Irá Comprar

O “The Framework Laptop” (TFL) é um conceito de laptop modular.

clique a imagem para visitar o site do fabricante

Imagine comprar um equipamento que permita a substituição de todos os seus componentes: tela, teclado, memória RAM, memória de armazenamento, portas, bateria etc.

É um produto que avança na direção contrária do mercado no qual os equipamentos estão saindo de fábrica cada vez menos “customizáveis”, com componentes soldados entre si e poucas opções para quem deseja fazer um simples upgrade, por exemplo, trocar uma porta USB 2.0 pelas novas USB 3.0

Com o TFL você pode estender a vida útil do seu laptop ao limite dentro do conceito “Designed to Last“, “concebido para durar”. Conforme os componentes precisem ser substituídos, você mesmo pode fazê-lo. Ou seja, você não se desfaz do equipamento, apenas substitui o que for necessário.

O conceito colabora muito com a redução do lixo eletrônico, além de estimular o consumidor a pensar melhor antes de investir num laptop.

Até outro dia ainda estávamos comprando laptops que vinham com leitores de DVD mesmo depois de termos nos desfeito dos DVD players em casa… O laptop saia de fábrica com hardware visivelmente obsoleto!

Com o TFL você nunca teria este problema. Por exemplo, você poderia facilmente trocar o leitor de DVD/CD por um novo drive de armazenamento e ganhar mais espaço para arquivos.

E que tal fazer upgrades de tela com maior resolução ou drives mais rápidos?

Que tal poder trocar as teclas do teclado quando elas começarem a ficar gastas (ou encardidas como as minhas 🤢 )?

Infelizmente o preço ainda é salgado para nós aqui no Brasil mas, quem sabe a nossa indústria local não evolui para abraçar este conceito? Seria ótimo!

Atualização em 21 de setembro de 2021

Artigo em inglês com uma revisão muito interessante deste Laptop feita por alguém que usou Thinkpads e Powerbooks por muitos anos.

https://pluralistic.net/2021/09/21/monica-byrne/#think-different

Laptop ou Notebook?

Na verdade, são a mesma coisa pelo menos para nós brasileiros. Para os americanos e ingleses a palavra “notebook” depende do contexto. Pode ser um “notebook” caderno ou um “notebook” laptop. Por esse motivo se costuma usar “laptop”, que é um “computador de colo” numa tradução direta. Temos, então, os desktops, computadores de mesa, e os laptops, computadores de colo.