O marketing online do século 21 pode ser explicado quase em sua totalidade através deste anúncio que eu achei no Mercado Livre. Os comentários seguem mais abaixo.
- Vende-se
valorum resultado, não um produto - Foto com apelo sexual que atrai os olhos de qualquer pessoa, seja ela consumidora potencial do produto ou não. Destaca o anúncio em uma página web populada com dezenas de outros produtos, possivelmente iguais, semelhantes ou concorrentes complementares.
- Entende-se a função objetiva do produto — bronzear a pele — sem que ela seja explicada
- Percebe-se o resultado prático do produto — bronzear a pele ao ponto de provocar marcas de biquíni — sem que ele seja explicado
- O produto gera grande percepção de valor subjetivo no consumidor através de um resultado prático — sentir-se mais atraente ao conquistar aquele nível de bronzeamento e as marcas de biquíni em seu corpo
- O nome fantasioso do produto — Kit Melanina — o torna único nos sites de comércio eletrônico, facilitando sua busca e localização pelo consumidor
- O produto é um kit com 4 objetos. Gera maior valor percebido instantaneamente quando comparado com produtos que oferecem a mesma função/resultado com apenas 1 objeto.
- Oferta de brinde associado à compra — fator surpresa, mimo.
- Não é possível avaliar o tamanho real dos produtos a partir das imagens. Dois deles tem formato de embalagem mais quadrado, dando a sensação de volume e peso maiores, sugerindo uma compra vantajosa.
- Não há descrição objetiva dos produtos. Quase não se pode ler seus nomes nas embalagens, muito menos suas funções. Isto impossibilita o consumidor de buscar produtos concorrentes e compará-los depois — desestímulo à compra racional com base na função do produto x preço.
- O preço termina em “99”
- Parcelamento em até 12 vezes sem juros
- Frete grátis
- Botão “Compre Agora”