Livros digitais se perdem mais facilmente do que os livros físicos

Texto muito interessante do pessoal do Internet Archive sobre o processo de “degradação” dos livros digitais, aparentemente muito mais rápido do que o processo de degradação dos livros físicos.

Muita gente acreditava — entre elas, eu — que os livros digitais eram à prova de desgaste. Bastava a gravação do arquivo em algum tipo de mídia digital e pronto, o conteúdo estaria salvo para a eternidade! 🤣

Não é bem assim.

Apesar do “digital decay” ser um fenômeno conhecido, principalmente entre as imagens digitais. A degradação dos livros digitais acontece de outra maneira, segundo o texto da Internet Archive. Ela acontece por causa das constantes mudanças nos padrões de codificação dos livros e, claro, a evolução das tecnologias de proteção aos direitos autorais.

Leitura importante.

Minha reação imediata foi lembrar de iniciativas que buscam simplificar o conteúdo postado online para que ele seja o mais “durável” possível. Textos como “This Page is Designed to Last” de Jeff Huang já alcançaram o patamar de manifesto, tamanha a preocupação com o tema.

Muitos grupos já trabalham na conversão para HTML/CSS simples de obras clássicas de domínio público pensando não só na durabilidade, mas também na democratização do acesso, que também é outro problema por si só.

Conclusão: converta seus livros digitais para formatos não proprietários, quanto mais simples, melhor. Guarde os arquivos em estruturas de armazenamento durável e renovável. Na TautosBKP a gente usa o recurso da Wasabi para isso. E que o nosso direito de continuar lendo em formato digital seja mantido.