Empresas e Escolas

Tudo o que eu poderia dizer para minha filha de 11 anos sobre empresas e escolas, eu disse hoje.

Ela me perguntou no caminho para a escola: “Pai, as empresas funcionam como as escolas? Têm trabalhos para entregar e professores?”

Têm.

Os trabalhos recebem o mesmo nome: trabalho.

Os professores são os clientes. É com eles que aprendemos o mais importante para evoluirmos como empresa. Eles nos pedem trabalho, então, damos-lhes trabalho.

De vez em quando eles “avaliam” esse trabalho dando notas, só que ao invés delas serem privadas, são públicas. Elas ficam publicadas no Google, no Facebook, no Reclame Aqui etc.

O “passar de ano” existe nos dois casos. Nas empresas, o final de ano representa o período mais difícil, assim como nas escolas o 4o bimestre é quando as provas acumulam conteúdo do ano inteiro. No final de ano das empresas, os clientes têm um pouquinho mais de dinheiro para gastar, mas as empresas sabem disso e colocam mais produtos e gente trabalhando para vendê-los.

Algumas empresas passam de ano e ganham uma chance de recomeçar. Outras passam “raspando” depois de fazer recuperação — o que a gente chama de empréstimos. Muitas não passam de ano e, pior, serão expulsas da escola.