Tradução livre do texto “The Need to Read” de Paul Graham publicado em novembro de 2022 em http://paulgraham.com/read.html
Nos livros de ficção científica que li quando criança, a leitura sempre era substituída por um outro meio mais eficiente de aquisição de conhecimento. “Fitas” misteriosas eram carregadas no cérebro das pessoas da mesma forma que um programa é carregado num computador.
Esse tipo de recurso não vai surgir tão cedo. Não porque é difícil criar algo que substitua a leitura, mas porque mesmo se tal facilidade existisse, ela seria insuficiente. Ler sobre “X” não apenas lhe ensina sobre “X”; também lhe ensina a escrever.
Isso é importante? Se substituíssemos a leitura, precisaríamos continuar escrevendo bem?
Sim, é importante porque escrever não é apenas uma forma de expressar ideias, mas um jeito de desenvolvê-las.
Quem escreve bem não apenas transfere suas ideias para o papel. O bom redator quase sempre irá descobrir coisas novas ao escrever. E não existe, até onde eu sei, um processo que substitua esse tipo de descoberta. Falar para outras pessoas sobre suas ideias é um bom jeito de desenvolvê-las. E mesmo depois de fazer isso, se você reservar um tempo para escrever sobre essas ideias, poderá desenvolvê-las ainda mais. Existe um jeito de pensar que só acontece quando você está escrevendo (link para texto original em inglês).
Claro, existem formas de pensar que ocorrem sem a escrita. Se não é necessário ir a fundo num assunto, não é necessário escrever sobre ele. Se você está pensando como duas peças precisam trabalhar encaixadas, escrever sobre isso talvez não ajude muito. E quando um problema pode ser descrito formalmente, você talvez consiga resolvê-lo de cabeça. Mas caso você precise resolver um problema complicado e mal definido, talvez seja melhor escrever sobre ele. Isso significa que alguém que não escreve tão bem terá dificuldade de enfrentar ou resolver problemas assim.
Não é possível pensar bem sem escrever bem*. Não é possível escrever bem sem ler bem*. E eu destacaria esse “bem” no final das duas frases. Você precisa ler e escrever bem.
Pessoas que apenas querem informação prontas podem dar um jeito de consegui-las. Mas pessoas que querem ideias não terão essa opção.
* sublinhado por mim para indicar o “destaque” mencionado na frase seguinte.