Opinião do médico Allan Garcês postada no Twitter em 11 de março de 2021.
https://mobile.twitter.com/AllanGarcs1/status/1370175346155388933
Vou falar de TRATAMENTO para COVID-19.
1°) Primeiramente entender que esta doença tem 3 fases (REPLICAÇÃO VIRAL, INFLAMATÓRIA e SISTÊMICA) e para cada fase uma abordagem de tratamento específico, que quando aplicado corretamente aumenta ainda mais o poder de cura.
REPLICAÇÃO VIRAL
Fase inicial da doença. Melhor momento de se tratar a COVID-19. É o momento que o vírus infectou a pessoa e quer sobreviver no organismo, para isso ele se MULTIPLICA (replica). É o momento dos antivirais atuarem em conjunto com outras medicações.
2°) Tem que entender que esta doença exige tratamento polimedicamentoso, não é doença apenas de 1 medicação. Da mesma forma que o tratamento da AIDS exige um coquetel, onde 1 medicação potencializa ou ajuda no efeito da outro, assim é no tratamento da COVID-19.
NÃO ADIANTA DAR MEDICAÇÃO ISOLADA. Não adiantar administrar somente Azitromicina, ou somente Hidroxicloroquina, ou somente Ivermectina e mandar para casa. Tem que associar as três e fazer em conjunto com Zinco, Vitamina D e Vitamina C. REPITO, o tratamento é polimedicamentoso.
FASE INFLAMATÓRIA
Começa a tempestade de citocinas (elementos que inflamam o corpo). Surge a vasculite (inflamação de vasos) com desencadeamento de microtrombos que começam a causar coágulos nos vasos. Agora as medicações passam a ser CORTICOIDES e ANTICOAGULANTES.
3°) Deve-se entender que o paciente está INFLAMADO na fase 2, o vírus já se replicou. É o momento de altas doses de Corticoide e do uso da COLCHICINA, um potente anti-inflamatório com estudos comprovando no tratamento NUNCA tomar corticoide antes de 8 dias de sintomas da doença.
4°) Deve-se entender que esses vírus causa uma inflamação importante dentro dos vasos, que vai desencadear a formação de trombos e consequente coágulos que obstrui a circulação dos vasos, por isso deve-se usar os anticoagulantes, como CLEXANE.
FASE SISTÊMICA
Fase 3 da doença. Este é o momento mais delicado da evolução da doença, pois a tempestade inflamatória tomou conta de múltiplos órgãos. É a situação mais delicada do tratamento, pois ocorre comprometimento vascular dos pulmões, coração, rins, intestino.
5°) Deve-se entender que devemos fazer de tudo o quanto antes, tratando corretamente desde o início para evitarmos que o paciente chegue na FASE 3 desta doença, que é quando vai necessitar de suporte para manutenção de sua vida em UTI, como intubação, traqueostomia, hemodiálise etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1°) O TRATAMENTO PRECOCE CORRETO É A MELHOR CHANCE DO MÉDICO E DE SEU PACIENTE.
2°) O TRATAMENTO PRECOCE É POLIMEDICAMENTOSO, NÃO SE DEVE ADMINISTRAR SOMENTE UMA DROGA.
3°) DEVE-SE ABORDAR DIFERENTEMENTE DE FORMA INDIVIDUALIZADA CADA FASE DO TRATAMENTO.