Estágio nos Cursos de Administração de Empresas

Ninguém se forma em Administração de Empresas no Brasil sem antes fazer um estágio numa empresa.

Quando o aluno chega no penúltimo semestre do curso, sua maior preocupação é conseguir um estágio.

Na minha cabeça, isso está errado.

O estágio agregaria muito mais valor ao futuro profissional se fosse cumprido logo no início do curso, por exemplo, já no primeiro semestre.

E estágio deveria ser o primeiro passo.

E os estudantes seriam obrigados a passar obrigatoriamente por pelo menos uma dessas áreas:

  • Vendas
  • RH

Vendas é o maior desafio de qualquer empresa. Ele precisa ser entendido e vivenciado.

RH é o lado humano. Quase tudo que acontece nas empresas passa por pessoas e sua psiquê. Aliás, as vendas também são processos que dependem da pessoa que vende e da que compra. Conhecer seus comportamentos é a base para tudo que virá no curso de Administração.

Seis meses perambulando por essas duas áreas já seriam suficientes para injetar grandes doses de realidade no organismo do estudante. O que viesse depois no curso — estratégia, marketing, finanças, etc. — seria facilmente relacionável com vendas ou RH do ponto de vista de processo, aumentando bastante a capacidade do aluno de enxergar a empresa como um grande sistema, e não como feudos de gente especializada, cada uma no seu quadrado.