Comecei meu processo de saída do Google.
I’m DeGloogling myself.
A empresa anunciou que irá começar a cobrar pelo antigo serviço G Suite — que agora se chama Google Workspaces ainda este ano.
O plano mais barato custa 6 dólares por mês, por usuário. Isso vai me gerar um novo custo no orçamento, um custo associado a um dos recursos mais comoditizados da vida cotidiana que é o email.
É verdade que o Google Workspaces oferece muito mais do que simplesmente um email mas, mesmo assim, os outros serviços também são comoditizados e, portanto, disponíveis sem custo através de vários projetos open source.
Este post será atualizado constantemente conforme os trabalhos de saída do Google e adoção de serviços substitutos avancem.
Serviços em Uso
- Drive (armazenamento de arquivos)
- Docs (editor de texto, planilha de cálculo e apresentações)
- Agenda
- Meet (video conferências)
- Contatos
- Fotos (backup delas)
- Keep (anotações)
Opções
- Email
- Usar o serviço de email oferecido pelo provedor de shared hosting que hospeda este site (impacto zero no orçamento)
- Fazer um redirecionamento (forwarding) com o Cloudflare para uma conta gratuíta Gmail (impacto zero no orçamento, mas com o inconveniente de expor o outro endereço)
- Contratar um serviço dedicado como:
- ProtonMail (mais barato do que a opção do Google, espaço limitado)
- Tutanota (mais barato do que a opção do Google, espaço limitado)
- ZohoMail (mais barato do que a opção do Google)
- MS O365 (mais barato do que a opção do Google, mas ainda ficaria preso a uma big tech, o que é indesejável para o longo prazo. Tem uma ferramenta de migração de contas entre o Gmail e o O365.)
- Drive
- Usar o espaço no servidor que hospeda este site (impacto zero no orçamento, mas com o inconveniente do desempenho tanto de upload como download de arquivos ser absolutamente lento)
- Usar o Freefilesync, rsync ou similares para sincronizar com um bucket S3 na AWS (caro)
- Mega (caro)
- Implementar um servidor de arquivos em casa e usar Syncthing/Keybase para sincronizar as pastas entre os computadores e outros dispositivos (consumiria horas incontáveis numa implementação decente e mais ainda para mantê-lo rodando com segurança. A sincronização do Keybase nem sempre funciona entre computadores e celulares.)
- Não usar armazenamento da rede. Usar os arquivos localmente. Caso o compartilhamento seja necessário, usaria uma solução ad hoc como o OnionShare.
- Docs
- Editor de texto:
- Evernote (já no orçamento)
- EtherPad self-hosted em casa
- CryptPad (caro)
- Planilhas de cálculo: Libre Office local
- Apresentações: Libre Office local
- Editor de texto:
- Agenda
- Os recursos mais indispensáveis para mim são os alertas/lembretes e a capacidade de buscar eventos do passado, ou seja, memória.
- Usar o app do celular, offline, somente para receber os lembretes.
- Manter um arquivo texto com os compromissos registrados nele, permitindo a busca.
- Convites? Sem convites. Mando um email ou zap para o participante e peço a ele que coloque na agenda. E os reagendamentos? Mando outro email.
- Também há opções no servidor que hospeda este site, mas a função de envio de mensagens de lembrete é desabilitada. (muito ruim)
- Disponível nos mesmos planos de email do ProtonMail, Tutanota, MS O365
- Meet
- WhatsApp (seria a minha rendição…)
- Jitsi
- Mega (junto com o pacote de armazenamento de arquivos. caro)
- Contatos
- App alternativo no celular que permita a exportação para arquivo csv
- Fotos e seu backup
- PhotoView, self-hosted
- Files, self-hosted. Instalação muito simples. 1 arquivo PHP.
- h5ai, self-hosted. Funciona como o Files e tem instalação facilitada. Bastante simples na exibição de imagens.
- X3 Photo Gallery, self-hosted ou hosted.
- Photo Prism, self-hosted. Instalação via Docker
- O app está integrado com o PhotoSync para sincronizar as fotos tiradas pelo celular com o servidor. É a experiência que mais se aproxima do Google Photos.
- Um setup bem pensado pode funcionar para múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, por exemplo, entre membros de uma família que têm suas fotos sincronizadas com uma pasta dedicada no Photo Prism
- Apesar de eu estar tirando cada vez menos fotos, ainda preciso do backup das antigas
- Não tenho uma solução imediata, segura e confiável
- Provavelmente, parte do que eu pagaria para o Google para continuar com o G Suite irá para um serviço de sincronização de fotos
- Ou não! Talvez a solução esteja aqui: https://github.com/tycrek/degoogle#photos
- Keep
- Evernote com paciência, pois o serviço é 20x mais lento e complicado de usar do que o Keep para notas do dia a dia.
Outras Opções
Yuno Host, https://yunohost.org/#/
Sandstorm, https://sandstorm.io/
Desafios de Migração de Dados
- Mensagens de email e seus anexos. Na nuvem do Google, esses dados possuem um tamanho muito menor do que se mantidos localmente em disco. Uma massa de 10GB pode pular facilmente para 100GB, e assim sucessivamente.
- O mesmo vale para arquivos do Docs. Na nuvem, em formato proprietário do Google, não ocupam disco. Provavelmente são persistidos em banco de dados! Ao baixá-los para um disco local, é necessária a conversão para formatos da Microsoft ou OpenDocument.
- Agenda de compromissos e contatos, grandes chances de perdas de dados na exportação pura de dados ou na migração para uma estrutura local. O ideal neste caso seria uma migração nuvem para nuvem via API a partir de um padrão, iCal, por exemplo.
Argumentos a Favor da Permanência
- R$ 30 reais por mês para não mudar nada e não ter dores de cabeça
- Não exige investimento de tempo na manutenção dos serviços (hardware, atualizações, backup, tratamento de bugs etc.)
Perdas e Danos
- Conteúdo pago e mantido pela Google Play Store (música e filmes, basicamente) serão perdidos com a exclusão da conta. Já verifiquei… tenho apenas 1 app vinculado à conta com pagamento mensal recorrente. Basta mudar para outra conta do Google.
- Efeito “raquete” em manter seu próprio serviço de email ou delegá-lo a um provedor de pequeno porte. O Google tenderá a sempre recusar mensagens vindas da sua infra simplesmente porque ela é pequena e não está com eles, Google. É uma espécie de soft blacklisting. E isso prejudica sobremaneira a sua capacidade de se comunicar por email no dia a dia. Esse problema não existia no passado.
Resoluções
- Finalizei a migração da conta G Suite da minha empresa, a Tautos. Esforço de 3 dias.
- Email, Agenda e Contatos: Tutanota
- Primeiro conectei o Thunderbird ao G Suite e baixei todas as minhas mensagens, 24 mil, utilizando IMAP e depois salvei em pastas locais.
- Assinei o serviço básico para quem quer usar domínio próprio. Custo: R$ 7 por mês
- Simples de configurar e usar
- Tem cliente desktop para Linux (AppImage)
- Tem mobile app para Android
- Mais privacidade do que no Google. Conceito de “você não é o produto”.
- Funcionalidades de segurança impressionantes, principalmente a forma inteligente com que a empresa implementou a criptografia de ponta a ponta no envio de mensagens com qualquer destinatário. Nunca imaginei que isso seria possível um dia…
- Arquivos
- Baixei todo conteúdo do G Drive via Google Takeout, 5GB
- Sincronizei com um Team dentro do Keybase, o que me dá possibilidade de backup e compartilhamento de arquivos ao mesmo tempo
- Video conferências
- Criei uma sala dedicada no Jitsi. Funciona muito bem no browser Brave.
- Email, Agenda e Contatos: Tutanota