Hoje no almoço pensei ser possível propor um manifesto de enfrentamento à COVID-19.
Uma proposição de longo prazo. Infelizmente, não foi possível.
Aqui o meu primeiro rascunho:
Enquanto adulto saudável, me comprometo a combater quaisquer vírus que ameacem a vida humana no planeta Terra através do meu corpo e suas qualidades que evoluíram ao longo de milhões de anos de evolução natural.
Buscarei sempre entender quem são os indivíduos naturalmente vulneráveis às doenças causadas pelo vírus, e estarei atento às orientações sobre prevenção e tratamento.
Prometo proteger os mais jovens sob minha tutela, oferecendo-lhes informações ou tratamento necessários ao enfrentamento do vírus e suas consequências.
Prometo dizer a verdade e somente a verdade sobre eventos anteriores, atuais e posteriores a qualquer intervenção de agentes de saúde pública no meu corpo ou corpo de pessoa sob a minha tutela.
Ser Humano
Não é isso. O sentimento por trás desse texto é de alguém que enfrenta uma ameaça que dizimará 70% da raça humana em menos de 1 ano.
Estimativas malucas à parte, não faz sentido promover o alarde para um vírus que tem mortalidade inferior à Influenza, e que não apresenta ameaça definitiva para indivíduos saudáveis.
O manifesto mais viável parece ser este:
Cuide-se.
Não fume. Faz mal para os seus pulmões.
Tome sol de vez em quando. Faz bem para o seu corpo.
Caso se sinta estranho, doente, procure um posto de saúde.
Outro Ser Humano