Hoje aconteceu algo mágico no horário do almoço.
Estava almoçando no restaurante do bairro quando vi a equipe de ambulância do Hospital Vidas a duas mesas na minha frente.
Estavam quietos, mexendo em seus celulares, cabisbaixos.
Percebi pelo uniforme que eram: motorista, enfermeira e médica. O trio absoluto no quesito “salvar vidas”.
Muito bem, pedi meu almoço, esperei, até que ele chegou. Mas, por um capricho dos astros celestiais a garçonete esqueceu de levar os talheres na bandeja.
Levantei e desci até o primeiro piso do restaurante para pegá-los, eu mesmo.
Ao subir, dei de cara com a mesa da equipe. Olhei para eles e disse: “Muito obrigado pela sua coragem. Não é fácil fazer o que vocês fazem todos os dias. Muita gente, por muito menos, ‘espana’ no trabalho e nem aparece no dia seguinte”.
Eles agradeceram, fizeram o “joinha” com as mãos e tudo mais.
Minutos depois percebo uma mudança geral no mood da mesa. Colocaram uma música no celular. Falavam mais alto. Risadas. Felicidade geral.
Quando foram embora, se despediram de mim à distância. Mas, na verdade, eu não fiz nada além de um comentário.
A Experiência de Hawthorne continua válida, aliás, mais válida do que nunca.
Dar atenção e demonstrar apreço por alguém no exercício da profissão gera uma recompensa gigantesca, um sentimento de valor e um boost na autoestima.
Da minha parte, somente lhes agradeço pela coragem levantar nossos caídos. Nada mais.