A bicicleta “de estrada” é a bicicleta usada no esporte chamado ciclismo.
O ciclismo é um esporte antigo com mais de 100 anos de história.
O esporte mudou muito ao longo dos anos. A bicicleta mudou demais! Todos os recursos de uma bicicleta de ciclismo são projetados para fazê-la ir mais rápido.
Tanto que a primeira coisa que percebemos numa bicicleta de estrada é a sua resposta rápida ao esforço nos pedais. Tudo nela foi pensado para transferir o máximo da potência do ciclista para as rodas.
A geometria da quadro, o guidão baixo e o selim alto contribuem para uma postura aerodinâmica onde o torso do ciclista fica paralelo ao chão, diminuindo a resistência do ar e ajudando na manutenção da velocidade.
Com mais velocidade e menos desgaste do ciclista é possível ir cada vez mais longe em menos tempo. Este é um dos maiores prazeres do ciclismo.
Mas, como começar? É só comprar a bicicleta e sair pedalando?
Antes de pegar o cartão de crédito e ir à loja, é importante levar em conta não somente o investimento na bicicleta em si, mas em todos os acessórios necessários para o ciclismo de estrada.
Por exemplo, estes são os acessórios indispensáveis:
- Capacete
- Óculos de ciclismo
- Luzes de sinalização, uma branca e outra vermelha
Isto é o mínimo.
Já os acessórios abaixo são importantes e ajudarão você a ter mais qualidade no dia a dia na estrada.
- Bib short ou “bretelle”
- Camiseta de ciclismo com bolsos nas costas
- Sapatilhas de ciclismo
- Pedais de clip para ciclismo
- Câmaras de ar
- Kit de reparo de câmara
- Bomba de ar de mão
- Kit de ferramentas de ciclismo
- Itens para hidratação
Sim. É assim mesmo. Veja só o que o Alberto Contador levou para um “treininho” mais longo outro dia.
Você não precisa comprar tudo de uma vez. Pode ir comprando aos poucos de acordo com o seu bolso. O importante é saber que cada item tem a sua importância no dia a dia do ciclista. Quanto mais completo for o seu “kit”, melhor será a qualidade do seu pedal.
Vamos falar um pouco sobre esses itens.
Capacete
Este é o mais importante.
Ele pode fazer a diferença num acidente mais grave em alta velocidade.
A primeira coisa que você pensa depois de um tombo é: “Nossa, bati a cabeça!!” ou “Nossa, se eu tivesse batido a cabeça… não estaria aqui.”
Pois é. Não dá para abrir mão do capacete.
Dê preferência aos modelos mais arejados e com mais opções de regulagem.
Óculos
Os óculos protegem os olhos de insetos e da sujeira do chão.
Qualquer coisa que entre nos seus olhos quando você estiver em alta velocidade pode causar um acidente sério. Você pode tirar a mão do guidão num reflexo involuntário e perder o controle da bicicleta. O simples fato de fechar um olho em alta velocidade fará com que você perca a noção de profundidade e de distância à frente, diminuindo a sua capacidade de desviar de obstáculos, outros ciclistas e veículos.
Assim como no caso dos capacetes, escolha um óculos que lhe dê opções de ajustes, lentes etc.
Luzes de Sinalização
As luzes de sinalização também são um item de segurança básico.
Servem para você ser visto por pedestres, outros ciclistas e condutores de motos, carros, caminhões etc.,
Se está nos seus planos pedalar cedo pela manhã, as luzes são muito necessárias para chamar a atenção de todos à sua volta.
Bib Shorts ou Bretelle
O “bretelle” é um tipo de bermuda com suspensório.
Ele não tem elástico na cintura. É MUITO confortável, principalmente para quem está com um pouco mais de gordura acumulada na cintura.
Os ciclistas preferem, na sua maioria, usar bretelle. Os shorts de ciclismo são mais usados pelos atletas de triatlo para facilitar a transição entre natação > bike e depois bike > corrida a pé.
Existe uma infinidade de modelos: para verão, inverno, treino, competição etc. Escolha um (ou dois) que caiba no seu orçamento e tenha o recurso que você procura.
Camiseta de Ciclismo
A camiseta de ciclismo tem bolsos nas costas para você levar suas coisas.
Ela substitui aquelas bolsinhas de quadro e de canote. Nela você irá levar seu celular, comida, ferramentas, câmaras reservas e outros itens.
É sempre muito legal usar camisetas do seu clube de ciclismo ou da sua assessoria esportiva. Lembre-se, o ciclismo é um esporte coletivo.
Se você ainda não faz parte de um clube ou de um grupo que tenha um uniforme, tente usar camisetas neutras ou da marca da sua bicicleta. Tente usar cores que combinem com o esquema de cores da sua bicicleta.
Com o passar do tempo você vai perceber que o ciclismo de estrada é um esporte cheio de símbolos… a camiseta é um dos mais fortes deles.
Sapatilhas de Ciclismo
As sapatilhas de ciclismo têm a mesma importância das chuteiras no futebol. Dá para jogar futebol com tênis? Até dá, mas é ruim.
Dá para fazer ciclismo com tênis? Não dá.
As sapatilhas são rígidas. Os tênis são flexíveis. E isso faz toda diferença na transferência de energia dos pedais para as rodas.
Assim como as roupas, as sapatilhas também têm uma “modelagem” própria.
Algumas têm bico mais largo do que outras. Há opções com mais apoio no calcanhar e mais fitas de velcro para deixar o pé bem firme.
É importante que você vista a sapatilha e sinta ela no pé da mesma forma que você faz com qualquer outro calçado. Dê uma volta pela loja e verifique se ela está realmente confortável. Lembre-se, você passará muitas horas em cima da bicicleta com essa sapatilha no pé, então, ela deve ser totalmente confortável para você.
Dê preferência às cores escuras tipo preto ou chumbo. Elas dão menos trabalho para limpar e demoram para ficar com aquele visual de usadas.
Verifique se o modelo tem refletores de luz. Esse recurso será importante naquele dia que você foi pedalar no escuro e esqueceu de levar as luzes de sinalização — ou quando a bateria das luzes acabam de repente.
Pedais
Os pedais da bicicleta de estrada são do tipo “clip”. Eles se encaixam a uma peça que fica parafusada na sola da sapatilha chamada de “taquinho”.
Existem vários tipos de pedais e taquinhos no mercado. Convém comprar os dois ao mesmo tempo e sair da bicicletaria com tudo instalado. Se o atendimento da bicicletaria oferece um “bike fit” para o ajuste do taquinho, aceite.
Esses taquinhos se desgastam bastante no dia a dia. De tempos em tempos você precisará comprar um par novo.
Muitas bicicletas de estrada são vendidas sem os pedais. Você precisará comprá-los separadamente.
Câmaras de Ar
Muitos ciclistas de estrada começam com rodas que usam conjunto pneu e câmara. Como as nossas estradas são esburacadas e têm muita sujeira no acostamento, os furos de pneus são muito comuns.
Para não correr o risco de “ficar na mão” lá no meio da estrada, longe de casa e, às vezes, sem sinal de celular para chamar alguém, é importante que você aprenda a trocar a câmara de ar.
Bomba de Ar
A bomba de ar que você leva presa ao quadro da bicicleta ou nos bolsos de trás da camisa de ciclismo é chamada de “bomba de mão”. Existem modelos que cumprem a tarefa de encher um pneu de bicicleta de estrada com mais de 100 libras de pressão. Modelos mais simples e baratos não aguentam. Consulte a bicicletaria para saber quais bombas eles têm para uso com bicicletas de estrada.
Para facilitar as coisas no dia a dia, muitos ciclistas de estrada têm um outro tipo de bomba de ar chamada “bomba de pé”. Essa fica em casa. Ela serve para você calibrar os pneus de forma mais segura e rápida no dia a dia. É muito mais fácil calibrar os pneus com ela do que com uma bomba de mão. Se couber no orçamento, inclua esse item na sua compra.
Com o tempo você descobrirá a pressão ideal para os pneus da sua bicicleta. Você fará questão de calibrá-los todos os dias antes de sair para pedalar.
Kit de Ferramentas
As bicicletas de estrada não costumam dar problemas mecânicos com frequência mas, por via das dúvidas, é sempre bom ter à mão um kit de ferramentas que te ajude a fazer:
- Pequenos ajustes e regulagens
- Reparar uma corrente quebrada
- Desempenar uma roda
Pode parecer um exagero, mas não é. Se você souber usar suas ferramentas para consertar a bicicleta nessas 3 situações acima, você raramente ficará “na mão” no meio da estrada.
Você não precisa saber como ajustar perfeitamente o câmbio ou os freios da sua bicicleta de estrada. Também não precisa saber como alinhar suas rodas com uma precisão de raio laser. Você só precisa saber o mínimo para dar um jeito na bike e conseguir chegar com ela em algum lugar seguro.
Caramanholas, Garrafinhas, Água, Hidratação
A hidratação é um assunto CRÍTICO no ciclismo de estrada.
A alta velocidade e o vento secam o suor do corpo rapidamente e, com isso, você não percebe que está se desidratando. Muitos ciclistas de estrada, desde os iniciantes até os profissionais, sofrem com a desidratação que chega sem avisar.
O melhor a fazer quando você compra uma bicicleta de estrada é instalar dois porta garrafinhas (se o quadro da bicicleta permitir). Aí você decide se leva uma ou duas. Tudo vai depender de quanto tempo você irá pedalar e o clima; se faz calor ou não.
Com o tempo você saberá a quantidade ideal de água em função do tempo de pedal. 1 garrafa por hora, 1/2 garrafa, 2 garrafas por hora. O seu corpo irá dizer. Fique atento a ele.
Dê preferência para as garrafinhas transparentes. Assim você pode verificar o nível da água com mais facilidade.
A Bicicleta
Pronto, chegamos nela, na bicicleta!
A primeira coisa que você precisa descobrir antes de comprar a sua é o tamanho de quadro mais adequado para o seu corpo.
Tamanho do Quadro
Os quadros podem ter tamanho numérico, por exemplo, 48, 52, 56 etc. ou em letras como S, M e L. E a ideia é esta: a bike precisa ser do tamanho certo para você, como uma roupa ou um calçado.
O motivo: você irá ficar muitas e muitas horas em cima dela. Lembra? Então, ela precisa ser confortável e “na medida” para você.
Outro motivo é o desempenho. A geometria da bicicleta de estrada é projetada para aproveitar toda potência do ciclista que tenha um corpo compatível com aquele tamanho de quadro.
Resumindo, se você quer compar uma bicicleta de estrada da marca A, verifique a tabela de tamanhos da marca A. A marca B terá sua própria tabela de tamanhos.
Relação de Marchas
O ciclista de estrada passa a maior parte do tempo tentando manter uma certa velocidade. Uma “velocidade de cruzeiro” confortável.
Sozinho ou em grupo, o ciclista vai usar as machas da bicicleta para manter essa velocidade, seja numa subida, descida ou plano.
A relação de marchas mais versátil para quem está começando é esta:
- Cassete de 28 dentes na sua maior coroa
- Pedivela com 34 dentes na sua menor coroa
Muitos ciclistas ficam frustrados (alguns até desistem do ciclismo) depois de pedalar em subidas muito inclinadas ou muito longas sem ter a relação de marchas compatível com seu condicionamento físico.
A troca de cassetes e das coroas do pedivela nas bicicletas é um processo simples e tranquilo que pode ser feito em qualquer bicicletaria.
Busque entender quais são as opções disponíveis na sua região e ajuste sua bike.
A quantidade de marchas, o quadro, as peças de fibra de carbono, os freios à disco etc. não farão você vencer aquela subida se você estiver usando uma relação de marchas inadequada para o seu condicionamento físico.
Via de regra, no começo, evite cassetes que tenham sua maior coroa no tamanho 23 ou 25.
Evite também pedivelas que tenham a menor coroa no tamanho 39 ou 42.
Selim
O terceiro item importante que você deve verificar na sua futura bicicleta de estrada é o tamanho do selim (o banco da bicicleta).
Você deve escolher um tamanho compatível com a anatomia o seu corpo.
Lembre-se? Você ficará horas e horas sentado na bicicleta. Então, o selim precisa ser adequado para o seu tamanho.
Existem modelos de selins para homens e modelos para mulheres.
Mulheres não devem usar selins para homens. Homens podem usar alguns modelos de selins feitos para mulheres.
Converse com o pessoal da loja para saber se, no ato da compra, você poderá trocar o selim caso necessário.
O selim é o item de conforto mais importante na sua bicicleta de estrada. Escolha-o bem!
Você deve estar se perguntando: “Como posso saber o tamanho de selim mais adequado para mim?”
Algumas bicicletarias já tem o medidor dos ossos do quadril. É uma peça de espuma. Quando você se senta nela, os ossos do quadril vão pressionar a espuma e fazer duas marcas, uma de cada lado. A distância entre essas marcas vai definir o tamanho do selim.
E tudo mais…
Você também deve estar se perguntando…
“Mas e o tamanho dos pneus? E as rodas? E o tamanho do pedivela? Preciso fazer bike-fit? E o quadro de carbono? E a fita do guidão? E a largura do guidão? E a quantidade de marchas? E se o pedivela foi de coroa simples? SRAM ou Shimano?”
Todas essas perguntas são super válidas e vão te ajudar a melhorar o seu pedal no dia a dia.
Você não precisa de todas as respostas para começar a pedalar, muito menos para comprar sua primeira bicicleta de estrada.
“Ah, mas e se eu comprar uma bike com pneu errado?”
Não existe pneu errado. A não ser que essa bicicleta de estrada venha com pneus de mountain bike.
O que pode estar realmente errado na sua primeira bicicleta de estrada é:
- O tamanho do quadro,
- A relação de marchas,
- O selim.
Ou seja, o conforto é fundamental para a prática do ciclismo.
Anúncio da Specialized em 2023 reforçando a importância do conforto.
Todo o resto pode ser avaliado com uma boa conversa na bicicletaria.
Boas compras! Bons treinos!
Revisões
5 de maio de 2024 – conteúdo
17 de julho de 2023 – conteúdo, gramática e fluxo do texto
3 de junho de 2023 – gramática e fluxo do texto
Créditos das imagens
Imagem destacada: Nenetus, licenciada pela Envato Elements.
Ciclismo Antigo: https://acidcow.com/pics/11774-vintage-photos-of-tour-de-france-7-pics.html
Sprint: https://www.greenedgecycling.com
Posição clássica do ciclismo de estrada: https://www.cyclingweekly.com/fitness/training/how-to-pedal-efficiently-173185
Grupo de ciclistas: https://www.bicycling.com/training/g20028212/5-ways-to-find-the-group-ride-of-your-dreams/
Alberto Contador: https://www.instagram.com/acontadoroficial/
Capacete: https://road.cc/content/buyers-guide/how-choose-best-bike-helmet-you-193055
Óculos: https://road.cc/content/buyers-guide/28-best-cycling-sunglasses-218079
Luzes de sinalização: https://reactual.com/outdoor-equipment-2/led-lights/brightest-bike-light.html
Bib Short ou Bretelle: https://brciclismo.com.br/voce-sabe-o-que-e-o-bretelle-de-ciclismo-aprenda-a-usar/
Camiseta de ciclismo: https://road.cc/content/review/260674-castelli-anima-2-womens-cycling-jersey
Sapatilhas de ciclismo: https://road.cc/content/buyers-guide/22-best-performance-road-cycling-shoes-211234
Pedais e Taquinhos: https://www.decathlon.pt/pedais-bicicleta-estrada-5800-id_8409495.html
Bomba de ar de mão: https://pt.aliexpress.com/item/32913918536.html
Bomba de pé: https://pt.aliexpress.com/item/32808721618.html
Medições na bike: https://bikeshaven.com/bike-size-chart/
Medição da distância entre os ossos do quadril: https://blog.bikefit.com/sit-bones-width-measurement-and-bike-saddle-selection/